A B C D E F G I L M N P R S T U V Z

N

Narração ou Voz Off

Recurso cinematográfico que se refere ao uso de voz fora do plano, ou seja, a voz do narrador ou da personagem fora do campo de visão do espectador. Ao contrário da narração ou voz over, a narração ou voz off faz parte da diegese. 

Conjunto de estratégias de enunciação para contar determinada narrativa. Pode também referenciar a explicação de determinados elementos da história por parte de uma figura diegética ou não-diegética (narrador). 

 

Neorrealismo

Das ruínas da Segunda Guerra Mundial, irrompeu, do lado da Itália derrotada, um cinema que pretendia fazer o cineasta regressar às ruas e filmar a gente anónima. Neorrealistas eram os filmes feitos à altura das pessoas de todos os dias, protagonizados por não-atores em cenários naturais, pouco preocupados com as regras de bem fazer provenientes de Hollywood. O principal defensor do neorrealismo foi Cesare Zavattini, o eterno argumentista de Vittorio De Sica (Ladrões de Bicicletas,1948). Era ele quem apelava à criação de um cinema urgente e sem adornos, apresentando da maneira mais objetiva possível a realidade em toda a sua crueza e em todos os seus sortilégios.