capa
Conversa com Carla Chambel… no AE de Portela e Moscavide

À conversa com... Carla Chambel sobre (Des)Afetos, a partir do filme de animação "Tio Tomás. A Contabilidade dos Dias" (2019), de Regina Pessoa 

 

carlaNo passado dia 22 de fevereiro de 2023, pelas 18h:00, alunos, pais e professores estiveram “À conversa com… a atriz Carla Chambel sobre (Des)Afetos”, a partir do filme de animação Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias (2019), de Regina Pessoa, numa sessão organizada pelas equipas do PES (Projeto de Educação para a Saúde) e do PNC (Plano Nacional de Cinema). 

 

A sessão teve início com um momento musical, a cargo das alunas Inês Bruno e Inês Portela, do 10.º F, e resultou numa agradável partilha de experiências pessoais acerca de temas suscitados pelo filme de animação: a solidão das pessoas que se sentem “fora da caixa”; a excecionalidade que caracteriza cada um de nós; a importância da arte enquanto instrumento de (auto)conhecimento; o contacto com o outo, diferente de nós, e os caminhos que nos esperam; o ato de fazer a vida ganhar cor, num mundo repleto de perturbação… 

 

Fomentando a literacia para o cinema, assim se deu início a um espaço de partilha e de reflexão em torno de questões sensíveis e importantes para o ser humano.  

 

Agradecemos a colaboração à atriz Carla Chambel!

Agradecemos muito a divulgação e partilha à professora Isabel Graça! (coordenadora da equipa do PNC a nível de escola) 

 

capa