Video file
Apresentação
A Suspeita . José Miguel Ribeiro . 2000
Quem somos

Iniciativa conjunta das áreas governativas da Cultura e da Educação, o Plano Nacional de Cinema (PNC) é operacionalizado por uma equipa de trabalho que integra elementos da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema (CP-MC), do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e da Direção-Geral da Educação (DGE).

 

 

Coordenação Nacional do PNC
Elsa Mendes
Elsa Mendes
Coordenadora Nacional do PNC (Direção-Geral da Educação)

Coordenadora Nacional do Plano Nacional de Cinema, na Direção-Geral da Educação (Lisboa), desde 2014.

Doutoramento em Letras - Ramo de Estudos de Cultura, Especialidade Estudos Norte-Americanos - Estudos Fílmicos (Universidade de Lisboa). Mestrado em História de Arte - Especialidade História da Arte Contemporânea (FCSH- Universidade Nova de Lisboa). Licenciatura em História pela Faculdade de Letras de Lisboa (FLUL – Universidade de Lisboa). Trabalha na Direção-Geral da Educação (DGE) desde 2014. Atividade docente entre 1983 e 2014. Investigadora integrada no Grupo de Investigação, Media e mediações culturais (CEMRI- Universidade Aberta).

Membro de Júri nos Concursos do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA). Membro de Júri em projetos de investigação académica de Mestrado e Doutoramento e em diversos Festivais de Cinema. Membro da Academia Portuguesa de Cinema. Integra diversas Comissões Científicas e Comissões de Honra na área do cinema e audiovisual. Cocoordena o grupo Cinema e Educação na Associação de Investigadores de Imagem em Movimento (AIM). Integra a Comissão Pedagógica da Associação de Professores de História (APH). Tem publicado o seu doutoramento, A Cruz, o Gládio e a Espada: representações da História no cinema de Cecil B. DeMille (2015). Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra.

Equipa Nacional do PNC
Alda Barroso
Alda Barroso
Instituto do Cinema e do Audiovisual

Licenciatura em Ciência Política - Ramo Políticas Publicas pelo ISCTE- IUL, Instituto Universitário de Lisboa. Trabalha no Instituto do Cinema e do Audiovisual, IP (ICA), desde 2003 no Departamento de Cinema e Audiovisual exercendo funções de gestão de projetos nas áreas de Formação destinadas ao Público Infantil e Juvenil e Formação de Estudantes na área do Cinema e Audiovisual, Festivais Nacionais e Exibição Circuitos Alternativos. Preside aos júris de concursos de concessão de apoio financeiro promovidos pelo ICA desde 2014.

Integrou a equipa do Plano Nacional de Cinema (PNC), entre 2013 e 2022.

angela
Ângela Maciel
Instituto do Cinema e do Audiovisual

Trabalha no Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) desde 2022, no Departamento do Cinema e do Audiovisual, desenvolvendo a sua atividade na área dos concursos de apoio ao desenvolvimento, divulgação e promoção das atividades cinematográficas e audiovisuais. É Licenciada em Direito pela Universidade de Lisboa e pós-graduada em Direito das Empresas pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

Integra a equipa do PNC desde 2022.

Filomena Serras Pereira
Filomena Serras Pereira
Instituto do Cinema e do Audiovisual

Licenciatura em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa. Trabalha no Instituto de Cinema e do Audiovisual (ICA), há 18 anos tendo desenvolvido a sua atividade na área da gestão, dos apoios financeiros, da promoção das obras nacionais nos mercados nacional e internacional, da representação nacional nas instituições e órgãos internacionais, nomeadamente a nível da União Europeia, do Conselho da Europa, da Cooperação Ibero-Americana e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Responsável em 2015 pela implementação do Protocolo de colaboração entre a Direção-Geral da Educação (DGE), Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema (CP-MP) e o ICA para o desenvolvimento do Plano Nacional de Cinema (PNC).

Integrou a equipa do PNC entre 2020 e 2022.

Inês Viana
Inês Viana
Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema

Trabalha no Arquivo Nacional das Imagens em Movimento, o centro de conservação da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, desempenhando funções de prospeção e gestão de aquisições de materiais fílmicos e de averiguação da titularidade de direitos de autor e direitos conexos sobre obras cinematográficas da coleção da Cinemateca. É licenciada em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema e mestre em Direito Intelectual pela Universidade de Lisboa.

Joana de Sousa
Joana de Sousa
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema

Responsável pelo departamento de Distribuição e Difusão Cultural do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento, o centro de conservação da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, desde 2023. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e mestre em Realização Documental pelo programa internacional Doc Nomads (Portugal/Hungria/Bélgica), tendo sido bolseira Erasmus Mundus. Realiza em 2014 a sua primeira curta-metragem, “Bétail”. Foi programadora no Doclisboa - Festival Internacional de Cinema de 2015 a 2023, integrando a sua Direcção entre 2019 e 2022. Ao longo dos anos, participou como curadora convidada, jurada ou oradora em diversos festivais nacionais e internacionais. Em 2023 estreia o seu segundo filme, “Entre a Luz e o Nada”.

João Eiras
João Eiras
Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema

Curador digital do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento, o centro de conservação da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema. Formação em Conservação Digital - Winter School for Audiovisual Archiving (Netherlands Institute for Sound and Vision) e Introdução à Arquivística pela BAD (Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação).

Neva Cerantola
Neva Cerantola
Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema

Licenciatura em “História e Critica do Cinema” na Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Pádua – Itália, com uma tese final sobre cinema português - “Il cinema di Paulo Rocha”.  Trabalha durante vários anos com o Festival 7 Sóis, 7 Luas no intercâmbio cultural luso-italiano (cinema, música e teatro). Fundadora da Festa do Cinema Italiano (Lisboa), criada em 2008 pela Associação Il Sorpasso, com a qual colabora até 2011. Em 2012, frequenta o Curso “Empreendedorismo em Cultura” no ISTCTE/Audax de Lisboa. Desde 2000, trabalha no Departamento da Programação da Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e a partir de 2008 integra a equipa da Cinemateca Júnior. Desde 2012 é coordenadora deste serviço educativo.

Paula Quelhas
Paula Quelhas
Direção-Geral da Educação

Licenciatura em Educação de Infância pela Escola Superior de Educação João de Deus (ESE João de Deus). Frequência do Curso de Mestrado em Gestão e Administração Educacional (Instituto de Educação de Lisboa). Curso de Iniciação à Realização Cinematográfica, “Cinema: Do pensamento à Ação” pela Universidade Aberta (UAL).

Membro da Equipa do Plano Nacional de Cinema (DGE) desde 2016.

Paulo Carvalho
Paulo Carvalho
Direção-Geral da Educação

Licenciatura em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa, com uma Pós-Graduação em Doutrina e Ética Social pela Pontificia Università Gregoriana (Roma). Mestrado em Ciências da Educação – Especialização em Informática Educacional pela Universidade Católica Portuguesa. Especialização em Educação Especial pelo ISCIA. Curso de Iniciação à Realização Cinematográfica, “Cinema: Do Pensamento à Ação”, pela Universidade Aberta (UAL). Professor do Agrupamento de Escolas de Carcavelos.

Membro da equipa do Plano Nacional de Cinema (DGE) desde 2018.

Pedro Vieira
Pedro Vieira
Direção-Geral da Educação

Licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Exerceu até 2013 atividade como arquiteto. Participou no desenvolvimento de projetos nas mais variadas áreas da atividade, do planeamento urbano à habitação, passando por projetos no setor do turismo ou pela participação em concursos públicos de conceção. Diplomado do CEAGP, Curso de Estudos Avançados em Gestão Pública do INA, Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas. Integrou a Equipa de Educação Artística da Direção-Geral da Educação em 2014.

É membro da Equipa do Plano Nacional de Cinema desde setembro de 2022.

Tiago Baptista
Tiago Baptista
Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema

Diretor do Arquivo Nacional das Imagens em Movimento, o centro de conservação da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema, e membro do Comité Executivo da FIAF (Federação Internacional de Arquivos de Filmes). Doutorado em Film and Screen Media pela Universidade de Londres (Birkbeck College) e investigador integrado do Instituto de História Contemporânea-NOVA FCSH.

Zita Silva
Zita Silva
Direção-Geral da Educação

Licenciatura em Matemática (ensino de), pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Frequência da Licenciatura em Gestão, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.  Desempenhou funções de Docente no Departamento de Matemática da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Professora de Matemática, no Agrupamento de Escolas do Monte da Caparica.

Membro da Equipa do Plano Nacional de Cinema (DGE) desde 2021.