Video file
Recursos
Gente Tola . Alunos do 4ºB – E.B. Regedoura . 2019 . Projeto Crianças Prime1rº - Cinanima/PNC
Glossário

O Glossário de termos cinematográficos do PNC foi criado a partir dos termos que constam nos dossiês pedagógicos do PNC, destinando-se a complementar as informações disponibilizadas nestes recursos. É constituído por um referencial de termos cinematográficos, organizado de A a Z a partir de um conjunto de referências bibliográficas, e funciona como um instrumento de apoio ao trabalho que os professores desenvolvem com os seus alunos.

 

A B C D E F G I L M N P R S T U V Z

A

Argumento

O termo (scénario no original francês), é de origem italiana e pertence ao vocabulário do teatro, mas emigrou para as práticas técnicas do cinema a partir dos anos de 1910. É um documento narrativo que descreve aquilo que será filmado. O argumento pode conter diálogos e diferencia-se da planificação pela sua forma literária e pelo facto de a narrativa ser nele fragmentada em cenas e não em planos. Mas a elaboração de um argumento cobre frequentemente etapas muito diferentes do trabalho de preparação: distingue-se então a sinopse, o tratamento, a continuidade e a planificação. Cada uma das etapas adiciona pormenores tanto no plano narrativo como no técnico. Distinguiram-se duas grandes formas de argumento: o «argumento modelo» e o «argumento programa». O primeiro instaura uma ordem mais diretiva, dá indicações precisas de rodagem, «organiza as peripécias numa estrutura pronta a ser filmada» (Francis Vanoye); o segundo deixa um espaço mais ou menos importante aos acasos e à improvisação, aquando da preparação e da rodagem. (Aumont e Marie: 2009)

Adereço

Objeto utilizado por uma personagem ou colocado no cenário de um filme.

Â

Ângulo

Ângulo do enquadramento — posição do quadro em relação ao que é mostrado. Pode estar acima, apontando para baixo (câmara alta); pode estar na horizontal, no mesmo nível do que está mostrando (ângulo horizontal); pode estar em baixo, apontando para cima (câmara baixa). Também chamado de ângulo de câmara. (Bordwell e Thompson: 2013)