capa
Cinema para todos no AE Poeta Joaquim Serra - Montijo

Ano letivo 2022-23 - São realmente extraordinárias as notícias que nos chegam do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra, no Montijo, em termos de incentivar a fruição cultural e cinematográfica dos alunos, possibilitando-lhes o acesso ao cinema de animação português e internacional.

 

Neste agrupamento de escolas situado no Montijo realizou-se um Ciclo de Cinema de Animação com base nos filmes disponibilizados na plataforma do PNC. Foi dinamizado um concurso, destinado aos alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário, para elaboração do cartaz de cinema. Depois, na semana de 6 a 10 de fevereiro, foram disponibilizados aos professores inscritos as credenciais de acesso à plataforma, bem como um programa dos filmes selecionados para visualização. Esta atividade destinou-se a todos os alunos e todas as escolas do Agrupamento. Os resultados são impressionantes: participaram 46 turmas, num total de mais de 900 alunos, que assistiram a 19 filmes de cinema de animação. São dados impressionantes que atestam uma grande vontade de valorizar o papel, a qualidade do cinema de animação e as potencialidades do cinema enquanto forma de arte.

 

Agradecemos encarecidamente a colaboração de todos os professores que ajudaram a organizar esta iniciativa, bem como à professora Teresa Baptista! (coordenadora da equipa do PNC a nível de escola)