capa
«Os Enigmas do Tio Tomás & as Oficinas de Cinema de Animação» - Amarante

EXPOSIÇÃO "OS ENIGMAS DO TIO TOM & AS OFICINAS DE CINEMA DE ANIMAÇÃO" | Fábrica do Matias | 6-30 maio | Amarante

 

A exposição «Os Enigmas do Tio Tomás & as Oficinas de Cinema de Animação» é inspirada na curta-metragem Tio Tomás – A Contabilidade dos Dias, de Regina Pessoa, de 2019 (obra que se encontra disponível para escolas na plataforma streaming do PNC).

Esta iniciativa, que partilhamos com a maior satisfação e que reúne diversos parceiros e entidades, conta com a participação de alunos e professores envolvidos das equipas do PNC da ES da Amarante (equipa coordenada pela professora Elsa Cerqueira) e do AE n.º 1 de Marco de Canaveses (equipa coordenada pela professora Márcia Luças)

 

Partilhamos as palavras da professora Elsa Cerqueira, que fez a curadoria da exposição:

 

«Não será Abi Feijó o «Tio Tom» das oficinas de animação? Uma espécie de guardião e zelador de um legado precioso, o da paixão de animar ou de criar? A Criação, potenciando a humanização, reivindica uma cultura de proximidade entre Pessoas, instituições, comunidades, mas também entre pensamentos, saberes, emoções e ações.»

 

Tem sido grande a participação de pessoas, de escolas e de outras entidades na exposição. Aí, todos são desafiados a ver ilustrações, desenhos, a manusear instrumentos do pré-cinema, e, naturalmente, a fruir de todo o ambiente e magia do cinema de animação, nomeadamente a partir do trabalho ímpar dos criadores Regina Pessoa e Abi Feijó.

 

A exposição conta com vários contributos e parcerias, conforme texto da nota de abertura, que partilhamos.

 

Mais informações:

https://www.facebook.com/photo/?fbid=3495978460672357&set=pcb.3495979094005627

 

Obrigada pela divulgação e partilha, professora Elsa Cerqueira!