capa
Um projeto cinematográfico no AE de Aveiro

O AE de Aveiro desenvolveu ao longo do presente ano letivo um projeto muito original, que culminou num filme realizado pelo coletivo de alunos do 3.ºA do C.E. de Santiago do AE de Aveiro e pela sua professora, Cremilde Pereira.

 

O filme é o produto final que espelha um conjunto de aprendizagens que foram trabalhadas previamente e que tiveram início nas aulas. Numa primeira fase, os alunos aprenderam vários detalhes acerca dos rudimentos da imagem em movimento e puderam criar alguns brinquedos óticos. Depois, sob orientação dos professores, recorrendo à Internet, realizaram pesquisas sobre a criação e evolução do cinema e as profissões que este integra. Numa fase posterior, os alunos realizaram uma visita de estudo guiada ao MIMo (Museu da Imagem em Movimento, em Leiria), onde puderam experienciar e manusear diferentes objetos respeitantes à História do Cinema. Finalmente, sob orientação dos professores, os alunos desenvolveram uma dramatização que foi filmada e posteriormente montada, a partir do livro Há uma Raposa na Minha Escola, de Lola Dupin , Olivier Dupin e Ronan Badel, que aborda a questão do bullying na escola e a importância de se falar do tema. Aqui deixamos um brevíssimo conjunto de fotogramas do filme, e os nossos parabéns a todos os alunos participantes neste extraordinário projeto!

 

Agradecemos toda a colaboração e empenho da Dra. Cremilde Pereira, Dra. Beatriz Pinto e Dr. Francisco Soares, bem como da Dra. Ana Margarida Botelho (coordenadora da equipa do PNC a nível de escola)!