cartaz
«Monte Clérigo» em Leiria, Espinho e Tomar

O Plano Nacional de Cinema tem vindo a dar destaque ao último filme do realizador e produtor Luís Campos, um autor que afirma que “o resultado de bilheteira não deve ser o único fator para dizer se um filme é relevante ou não”. (entrevista a Comunidade de Cultura e Arte, 28 de setembro 2023, disponível em: https://comunidadeculturaearte.com/entrevista-luis-campos-o-resultado-de-bilheteira-nao-deve-ser-o-unico-factor-para-dizer-se-um-filme-e-relevante-ou-nao/)

 

O filme Monte Clérigo é uma curta-metragem que foi galardoada em 2023 com o Grande Prémio Nacional do FEST – New Directors New Films Festival. 

A ação é protagonizada por um adolescente que é obrigado a trabalhar durante o verão numa torre de vigilância florestal e que parece indiferente aos trabalhadores imigrantes que passam o tempo nas estufas que o rodeiam. Enquanto procura o seu relógio, acaba por ser confrontado com a evidência e a presença daqueles trabalhadores que até aí passavam despercebidos, focando-se a narrativa no respeito pela dignidade de todos os seres humanos e na necessidade de prestar atenção aos que muitas vezes estão perto de nós, sem que nos apercebamos deles, das suas alegrias e do seu sofrimento.

 

É um trabalho de uma urgência enorme no contexto dos tempos em que vivemos, da necessidade de defendermos valores de tolerância em relação a outras culturas e modos de vida e de nos envolvermos na causa dos direitos universais dos seres humanos.

As escolas têm aderido de forma extraordinária a este desafio, pelo que deixamos aqui o destaque da participação de três agrupamentos de escolas do PNC nesta digressão, e que, entre muitos outros, tiveram a sorte de levar os seus alunos a assistir a projeções com a presença do realizador, que falou com os alunos sobre o filme e os temas que este aborda.

 

Em Leiria, em 17 de novembro, no âmbito do Plano Local de Cinema, as turmas do 10.º I, H, C, 11.º H, I, K e 12.º B, C e D, da Escola Secundária Domingos Sequeira, foram ao Teatro José Lúcio da Silva ver a curta-metragem, com ampla animação e debate pós-filme, na presença do realizador Luís Campos que, segundo o testemunho de Paula Sacramento Pereira, «foi muito simpático e pedagógico nas respostas.» 

foto

 

 

Em Espinho, foi o próprio realizador que comentou a realização da sessão para os alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida (AEMGA), numa organização conjunta da Biblioteca do Agrupamento AEMGA e do Fest Film Festival, «numa bela e muito participada sessão!», no dizer de Luís Campos.

foto

 

 

Em Tomar, em 17 de novembro, a casa também esteve cheia para receber 160 alunos do ensino secundário da Escola Jácome Ratton – AE Templários, acompanhados pelos seus professores, no auditório da Biblioteca Municipal, para assistirem à curta-metragem. Na abertura da sessão estiveram presentes o Diretor do Agrupamento, Paulo Macedo, a Coordenadora da Biblioteca Municipal, Maria José Pereira, a Coordenadora do Plano Nacional de Cinema do Agrupamento, Margarida Rente e o Realizador, Luís Campos que fez a apresentação do filme. 

Após o visionamento, os alunos tiveram a oportunidade de dar as suas opiniões, colocar questões e conversar com o realizador, num debate que foi dinamizado por Luís Campos, por Margarida Mateus (Plano Extraordinário - Clube de Cinema - Cineclube de Tomar) e Nelson Martins da Kinostrum - Associação Cultural Fílmica. Foram objeto de reflexão temas como a emigração, a xenofobia, a empatia e a comunicação. Deixamos aqui o link para a reportagem completa.

https://www.aet.pt/noticias/sala-cheia-na-exibicao-do-filme-monte-clerigo 

foto

 

 

Obrigada, Luís Campos! Que digressão magnífica!

Obrigada, professoras Paula Sacramento Pereira, Margarida Rente e Isabel Ribeiro (coordenadoras das equipas do PNC no AE Domingos Sequeira (Leiria), AE Templários (Tomar) e AE Dr. Manuel Gomes de Almeida (Espinho)!