capa
Cinema, Cidadania e Desenvolvimento

No Agrupamento de Escolas Professor Óscar Lopes (Matosinhos), o filme Água Mole, de Alexandra (Xá) Ramires e Laura Gonçalves, foi o pretexto para uma abordagem diferente na aula de Cidadania e Desenvolvimento da turma B do 4.º ano de escolaridade.

fotoEnquadrado no domínio de aprendizagem “Desenvolvimento Sustentável”, as atividades visaram o entendimento da curta-metragem e da sua linguagem específica na construção de sentidos que sensibilizam para o fenómeno da desertificação do interior do país e que promovem a educação para o desenvolvimento sustentável, numa lógica de educação para a cidadania ativa. Os alunos realizaram atividades pré e pós visualização da curta-metragem e, despertando o seu espírito crítico e criativo, propuseram ações de combate aos efeitos negativos deste fenómeno social.

A professora da turma, Ana Cervantes, salientou ainda o contributo deste filme para o enriquecimento do universo referencial dos alunos do 4.º ano de escolaridade, nomeadamente na aprendizagem de conceitos como “fenómeno social”, “desertificação”, “envelhecimento da população”. A curta-metragem possibilitou, deste modo, o desenvolvimento de competências do perfil do aluno, nomeadamente o desenvolvimento do espírito crítico e criativo e a sensibilidade estética e artística.

Obrigada aos participantes e às professoras que colaboraram na iniciativa, Ana Cervantes (equipa do PNC) e Ângela Campos (coordenadora da equipa PNC a nível de escola)