capa
CINANIMA - Projeto FRAME para escolas 2023-24

Dinamizado pelo CINANIMA, o projeto FRAME – Ver e Fazer Cinema – está de volta e arrancou no mês de outubro com atividades que envolvem mais de duas centenas de alunos de todos os ciclos de ensino dos concelhos de Espinho, São João da Madeira, Ovar e Vila Nova de Gaia. 

As realizadoras de Cinema de Animação, Ema Lavrador e Leonor Henriques, orientam a formação em turmas do 3º e 4º ano, nas escolas do Agrupamento de Escolas (AE) João Silva Correia e do AE Esmoriz/Ovar Norte. Carolina Bonzinho e Inês Costa irão orientar as oficinas de Stop Motion – Iniciação à Pixilação, para os alunos do Ensino Secundário do AE João Silva Correia e da EB 2,3 em Maceda. Por sua vez, também dirigidas aos alunos do Ensino Secundário, retornam as Conversas CINAnimadas com a realizadora Joana Nogueira - uma ação que irá decorrer na Escola Secundária de Esmoriz, no AE Sophia de Mello Breyner e no AE João Silva Correia.

Está também prevista uma visita de estudo à Casa-Museu de Vilar para os alunos do Ensino Secundário do AE Esmoriz/Ovar Norte, do AE Dr. Manuel Gomes de Almeida, do AE João Silva Correia e AE Sophia de Mello Breyner. Para grande satisfação nossa, todas as escolas mencionadas estão inscritas no PNC! Estamos na expectativa de acompanhar todos os processos que vão ocorrer ao longo do ano letivo, que, estamos convictos, vão dar um contributo fundamental para o desenvolvimento de múltiplas competências técnicas e artísticas das e dos alunos na área do audiovisual.

 

foto

 

O Projeto FRAME tem o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), da Fundação Manuel António da Mota e do Plano Nacional de Cinema. 

Também no passado dia 17 de novembro, durante o Festival CINANIMA, realizou-se o 1.º Encontro de Formadores de Cinema de Animação no Estúdio 100 – FORMAnimada, com Fernando Saraiva ANILUPA), Graça Gomes (Cineclube de Viseu), Abi Feijó ( Casa-Museu de Vilar) e Carolina Bonzinho e Inês Costa ( CINANIMA). O Encontro foi apresentado pelo professor Paulo Fernandes (CINANIMA), moderado pelo professor João Católico (CINANIMA) e foi uma oportunidade para uma verdadeira troca de experiências, métodos de trabalho pedagógico com as escolas, constrangimentos encontrados e próximos desafios. O PNC fez-se representar no evento.

 

foto

 

Obrigada pelas partilhas, professor João Católico e professor Paulo Fernandes! 😊