capa
ANO LETIVO 23-24 - Competições e Festivais de Cinema Escolares

Ano Letivo 2023-24

É surpreendente o facto de haver várias escolas que dinamizam anualmente apresentações organizadas de cinema, muitas com uma componente competitiva direcionada especificamente para públicos escolares, ao nível da escolaridade obrigatória, abrangendo um público mais alargado do que o da instituição ou escola organizadora. A tendência aponta para o crescimento deste fenómeno e uma das suas vantagens assenta numa ideia forte: promover com os jovens uma das dinâmicas que mais identificam a forma como se organiza a indústria cultural do cinema - um Festival de Cinema. Geralmente são iniciativas dinamizadas por professores, mas é recorrente a participação dos alunos em diferentes momentos da produção do festival (criação de adereços, plano de comunicação e divulgação, apresentação pública, logística de receção de convidados, entre outros aspetos, ou apenas participação de alunos com inscrição de filmes na competição).

E, principalmente, é notável a forma como estas iniciativas conseguem envolver inúmeras parcerias, transformando-as em polos de cultura.  

 

Entre os casos que merecem o nosso destaque, nomeamos: o CINEDITA – Festival de Curtas de Arganil, organizado anualmente pelo AE de Arganil (vai realizar para o ano a sua 10.ª Edição) e conta com o envolvimento dos alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Multimédia, Técnico de Turismo e Técnico de Mecatrónica na produção do Festival. O Cinedita é organizado pela equipa de Multimédia (Bárbara Almeida, Bruno Maganinho, Vânia Silva e Bruno Brito), com a colaboração dos professores Júlio Marques, Mariana Teixeira e da coordenadora do PNC na escola, Arminda Ramos. O CINEDITA conta com um forte empenho da Direção do AE de Arganil, na pessoa de Anabela Soares, e com um vastíssimo leque de parcerias de que se destaca a Câmara Municipal de Arganil. Além de uma componente de fruição cinematográfica e de organização de exposições, está em expansão uma vertente de realização de oficinas de cinema, desde a Educação Pré-Escolar até ao 3.º Ciclo do Ensino Básico. No presente ano letivo é de sublinhar a parceria com a ANILUPA, do Porto. Todas as oficinas foram financiadas pelo PRR - Pessoas 2030, medida Recuperar Experimentando.

A vertente mais visível do Festival é a competição de curtas-metragens a nível nacional, que são avaliadas por um Júri, culminando numa Gala de entrega de prémios no espaço emblemático da antiga Cerâmica Arganilense. Em síntese, o CINEDITA é, de facto, um grande evento cultural e educativo em Arganil.

 

Destacamos igualmente o Concurso de Vídeo Escolar 8 e Meio, organizado pela ES Eça de Queirós (Póvoa de Varzim), também de índole nacional e que já está a preparar a sua 18.ª Edição. A iniciativa conta com alunos da ESEQ, através de uma organização que tem à frente o professor Luís Nogueira e conta com o apoio da Direção da Escola e de diversas parcerias em que se salienta o Município da Póvoa de Varzim. O evento culmina numa cerimónia de Entrega de Prémios no Cineteatro Almeida Garrett. 

 

Também é imprescindível fazer uma referência ao Festival de Vídeo Escolar i5, em Coimbra, já na 2.ª Edição, e que culmina um conjunto de iniciativas que já vinham a ser realizadas nos últimos anos a partir do trabalho desenvolvido no AE Avelar Brotero, sob coordenação do professor José Vieira. Mais recentemente, as dinâmicas cresceram para uma iniciativa mais vasta que abrange várias escolas de Coimbra, promovida pela Associação Videolab, em articulação com as Escolas Secundárias Avelar Brotero, Quinta das Flores, José Falcão e EB 2,3 Eugénio de Castro, com apoio da Casa do Cinema de Coimbra, Casa da Esquina, Centro Cultural Penedo da Saudade e Círculo de Cultura Portuguesa. Parabéns à organização e a todos os participantes.

 

Mais recente ainda, o Festival Curtas na Margem, em Almada, teve em 2024 a sua 2.ª Edição. Trata-se de uma competição de curtas-metragens realizadas a nível escolar, organizada pelo Coletivo Artístico O Porco Voador, sob coordenação do professor Américo Jones, em parceria com a Academia IRF Almadense e participação do AE Francisco Simões (Almada) e da ES Cacilhas-Tejo na organização. Esta iniciativa é dirigida, para já, a todas as escolas do concelho de Almada, mas, atendendo à entusiástica recetividade por parte destas, está previsto o alargamento geográfico do âmbito do concurso. Obrigada a todos os que estão envolvidos nesta nova dinâmica!