
Sob a coordenação de Luzia Bastos, o Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva desenvolveu um ambicioso projeto interdisciplinar centrado na temática da Interculturalidade/Diversidade Cultural. Este Domínio de Autonomia Curricular (DAC) decorreu ao longo do 2º e 3º períodos letivos, envolvendo as turmas A, B e C do 8º ano.

Sessão de Cinema com Leonor Teles
Uma das principais atividades do projeto foi uma sessão de cinema preparada pelo Plano Nacional de Cinema do Agrupamento, que permitiu aos alunos descobrirem o universo cinematográfico de Leonor Teles através das suas curtas-metragens "Rhoma Acans" e "Balada de Um Batráquio". A sensibilidade e coragem da realizadora na abordagem ao preconceito e às comunidades marginalizadas proporcionou uma experiência muito participada e enriquecedora.

Exploração Literária e Criação Audiovisual
O projeto incluiu também a exploração do conto "Os Ciganos" de Sophia de Mello Breyner e Pedro Sousa Tavares, uma história sobre liberdade e descoberta do outro. Os alunos criaram curtas-metragens e podcasts com histórias reais e comoventes de pessoas que deixaram o seu país de origem, oferecendo perspetivas únicas sobre migração, vivências, desafios e sucessos.

Impacto Social e Comunitário
Este DAC integrou o Projeto My Polis (Assembleia de Transformadores Sociais), desenvolvido em parceria com o Município de Vila Verde. Os trabalhos e propostas resultantes foram apresentados à Direção do Agrupamento e ao Município, demonstrando como o conhecimento, a educação e a cultura são motores de inclusão social.
A atividade, realizada no dia 13 de maio no auditório e salas de aula, envolveu todos os alunos do 8º ano e contou com o apoio dos diretores de turma e do professor bibliotecário. Como sublinha a coordenadora, "A 21 de maio assinala-se o Dia Mundial da Diversidade Cultural. Vamos continuar a celebrar a diversidade — todos os dias!"
Mais informações disponíveis em: https://bibliomoureag.wordpress.com/2025/07/15/diversidade-em-acao-quando-a-escola-inspira-mudanca/