1 de junho - DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
1 de junho - DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
1 de junho

Para os mais novos, no Dia Mundial da Criança, o PNC propõe às escolas o visionamento de alguns filmes que marcaram a História da Animação Portuguesa, com trabalhos históricos de Servais Tiago, Artur Correia, e Fernando Correia.

 

O Bate Latas, de Servais Tiago

Portugal, 1964, Curta-metragem, Animação, 3.00'

Sinopse - Um condutor entope o trânsito, para desespero dos outros automobilistas e de um polícia sinaleiro, quando o seu automóvel fica empanado. Depois de tudo tentar, sem sucesso, é o agente que lubrifica a viatura com óleo da Sacor. O automóvel fica como novo e arranca a toda a velocidade

 

Eu Quero a Lua, de Artur Correia

Portugal, 1970, Curta-metragem, Animação, 5.00'

Sinopse - Um homem oferece a uma mulher tudo o que tem, mas ela quer sempre mais. E quer a Lua! Através de mil peripécias, ele procura satisfazer-lhe a vontade. E, já na Lua, constata que não pode voltar para a Terra. Porém, a frustração do homem dissipa-se, com o aparecimento de uma “lunática”. Ora, também ela é caprichosa…

 

Pit, o Coelhinho Verde – O Aniversário, de Fernando Correia

Portugal, 1990

Curta-metragem, Animação, 11.00'

Sinopse - Numa floresta distante, existia a casota de um coelhinho verde, chamado Pit. A mãe estava muito contente, mas o pai emigrara para outra floresta. Um ano depois, Pit celebra o seu aniversário, recebendo uma encomenda do pai: uma máquina fotográfica… Primeiro de uma série de 13 episódios produzidos para a RTP.

Filmes disponíveis na plataforma digital de filmes do PNC, para todas as escolas inscritas no projeto.