Em 17 de novembro, comemora-se O Dia Internacional dos Estudantes, que alude à repressão dos protestos estudantis contra a ocupação nazista da Checoslováquia, entre 28 de outubro e 17 de novembro de 1939, durante o início da 2.ª Guerra Mundial.
Esta é uma oportunidade para reconhecer a importância da educação e dos estudantes em todo o mundo e o filme Um Iaque na Sala de Aula (2019), do realizador butanês Pawo Choyning Dorji, conta-nos uma história sobre a importância da educação.
«Não temos muita coisa,
mas as crianças querem muito estudar
e estão muito contentes com a sua vinda.»
Um Iaque na Sala de Aula
Sinopse - Nesta história, o professor Ugyen, de 20 e poucos anos, sonha em ir viver para a Austrália e ser um cantor famoso. Contra a sua vontade, o governo do Reino do Butão envia-o para uma aldeia remota situada no extremo leste dos Himalaias, Lunana, para exercer a sua profissão. Vivendo uma vida perfeitamente ocidentalizada na capital do país, em Thimbu, o jovem professor vai passar por uma experiência de choque cultural, ambiental e espiritual, que o obriga a mudar radicalmente todas as suas rotinas e lhe mostra a importância transformadora da educação.
Embora o filme esteja classificado para maiores de 12 anos, é um filme ideal para a família, aliando a reflexão sobre as condições da vida atual à valorização das emoções, dos afetos e da educação das crianças e dos jovens.
Disponível para as escolas no streaming do PNC
Um Iaque na Sala de Aula
Pawo Choyning Dorji - Ficção
Butão | 2019 | 110min | 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo, Secundário
