Em 20 de novembro comemora-se uma dupla efeméride: a proclamação da Declaração dos Direitos da Criança (1959) e a adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança (1989) pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Celebram-se todos os direitos das crianças (civis, políticos, económicos, sociais e culturais) e promove-se a não discriminação, o interesse superior da criança, a sobrevivência, o desenvolvimento e a opinião da criança.
A inclusão e a não discriminação das crianças inspiram a proposta do PNC para este dia, com a sugestão do visionamento de 20000 Espécies de Abelhas, 2023, da realizadora basca Estibaliz Urresola Solaguren, um filme para maiores de 12 anos.
Sinopse:
No seu primeiro filme de ficção, a realizadora mostra-nos o verão de uma família cuja filha de oito anos se sente desconfortável com o nome e o género que lhe foi atribuído e que sofre porque as pessoas a abordam sistematicamente de formas que a incomodam: Aitor, o seu nome oficial, ou Coco, uma alcunha que também não lhe cai bem. Ao lado das mulheres da família, a criança percorre uma jornada de autodescoberta da sua identidade.
A história é inspirada no suicídio real de Ekai Lersundi, um rapaz de 16 anos que morreu em 2018. Com Sofía Otero no papel principal, à frente de um elenco que inclui também Patricia López Arnaiz e Ane Gabarain, o filme teve estreia na edição de 2023 do Festival de Berlim, onde ganhou três prémios, incluindo um Urso de Prata para Sofía Otero.
Disponível para as escolas no streaming do PNC
20000 Espécies de Abelhas
Estibaliz Urresola Solaguren
Ficção | Espanha | 2023 | 125min | 3º ciclo, Secundário
