cartaz
25 de abril - Filmes para a Liberdade na Plataforma do PNC

Se há matérias em que o poder do cinema se revela, uma delas é a da evocação das memórias coletivas, como as que celebramos no mês que mais ligamos à Festa da Liberdade: o mês de abril. Por isso, por esta altura, a temática da liberdade tem estado sempre presente nos tópicos cinematográficos que propomos para as escolas e este ano não é exceção. Celebramos a Liberdade através do cinema português e é imprescindível que as crianças e os jovens portugueses também possam aprender o valor da liberdade através do cinema do seu país.

Neste ano de 2022, são sete os filmes escolhidos que nos propõem o ponto de vista de cineastas sobre o antes, o durante e o depois do 25 de abril. Assim, sugerimos às escolas o visionamento de duas curtas-metragens de cinema de animação:  Os Salteadores (1993), de Abi Feijó, e Estilhaços (2016), de José Miguel Ribeiro; o primeiro representa um olhar sobre a resistência durante o período do fascismo, o outro reflete acerca de memórias e traumas herdados do período da guerra colonial. Propomos também o visionamento de três documentários: Linha Vermelha (2011), de José Filipe Costa, Cartas a Uma Ditadura (2006), de Inês de Medeiros, e 48(2010), um trabalho admirável realizado por Susana de Sousa Dias. Recomendamos também um trabalho de ficção histórica realizado por Maria de Medeiros: Capitães de Abril (2000) e, por último, sugerimos o visionamento de um testemunho impressionante sobre o 25 de abril: As Armas e o Povo (1975), feito pelo  Colectivo dos Trabalhadores da  Actividade Cinematográfica.

 

Os filmes As Armas e o PovoCartas a Uma Ditadura e Capitães de Abril estão acompanhados de dossiês pedagógicos no site do PNC, da autoria dos investigadores Paulo Cunha, Ana Bela Morais e Francisco Valente, respetivamente.

Dossiês disponíveis aqui: https://pnc.gov.pt/dossies-pedagogicos