capa
6 dezembro - Aconteceu... ACD TAKE 11: Cinema e Livros Pop-Up II
6 dezembro 2023

 

No dia 6 de dezembro, entre as 18:00 e as 21:00, realizou-se uma Ação de Curta Duração online - Cinema e Livros Pop-Up II.

 

Contou novamente com a presença de José Alberto Rodrigues, na sequência da ACD Take 4 - A magia do cinema e o universo dos livros Pop-Up, já realizada no ano letivo transato.

 

Objetivos

  • Valorizar a relação do cinema com outras artes, sensibilizando os docentes para o recurso a múltiplas expressões artísticas e técnicas.
  • Promover diferentes e múltiplas literacias, centradas no universo do cinema e audiovisual, dando a conhecer novos mundos, contextos e realidades culturais.
  • Valorizar uma cultura cinematográfica que esteja atenta a várias formas de criatividade: animação, 3D e diferentes formas de expressão artística, dando especial importância à cultura de massas e aos ícones cinematográficos.
  • Compreender o potencial dos livros pop-up, enquanto meios transmissores de conhecimento sobre a narrativa cinematográfica e exploração de conceitos e narrativas noutros suportes.
  • Aprofundar níveis de leitura visual e sensorial, valorizando o domínio da tridimensionalidade.
  • Aprender a construir um objeto gráfico/plástico, utilizando conhecimentos e técnicas da engenharia do papel.
  • Promover o contacto dos docentes com académicos/especialistas da área e dar a conhecer referências do universo dos livros pop-up.

 

Conteúdos

  • Introdução aos conceitos da engenharia do papel e breve contextualização histórica dos livros móveis, animados e pop-up;
  • A exploração de múltiplas literacias que são permitidas e realizadas com os livros pop-up;
  • O caso de obras cinematográficas, quer sejam filmes ou séries de culto transpostas para o universo de livros pop-up e a forma como os mesmo são explorados;
  • Apresentação comentada e detalhada de livros no universo restrito de livros pop-up e cinema/série - dos clássicos à animação, passando por obras de culto e marcantes na história do cinema;
  • E eu, também sei fazer pop-up's? Exploração prática e exemplificação de como construir postais pop-up na área do cinema e explicação passo-a-passo (conteúdo surpresa).

 

Esta ação foi promovida pelo PNC com o apoio do CFAE Calvet de Magalhães.

 

 

José Alberto
JOSÉ ALBERTO RODRIGUES
Pop-Up

É Professor, natural da cidade do Porto, e fez a sua formação inicial na área das Artes e Tecnologias, acabando posteriormente por obter especialização (mestrado e doutoramento) na área da Multimédia em Educação.

Formador de professores desde o ano de 1999, nos últimos 6 anos tem dedicado a sua componente e abordagem formativa nas áreas artísticas, aliadas à engenharia do papel e à técnica e exploração plástica dos livros móveis, animados e pop-up. Nesta área, enquanto colecionador deste tipo de livros, tem já mais de 900 títulos na sua biblioteca privada.

José Alberto Rodrigues foi também membro da Comissão Organizadora do CINANIMA por quase 20 anos, tendo sido coordenador do Serviço Educativo deste festival. A sua ligação ao Cinema, e em especial ao cinema de animação é, portanto, grande, tendo também sido júri em diversos festivais de cinema.

É autor e dinamizador do espaço online no Facebook, página dedicada ao seu trabalho de formação e colecionismo em: https://www.facebook.com/UpUpPopUp/