Cartaz
Inscrição nas Sessões de cinema comentadas PNC

O Plano Nacional de Cinema (PNC) organiza, a partir de outubro, uma série de três sessões de cinema comentadas em salas que integram a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP).

 

Em cada sessão será projetado um ou mais filmes de diferentes épocas da história do cinema português, incluindo ficção, documentário e animação, seguindo-se a apresentação de um dossiê pedagógico da coleção do PNC, com o objetivo de promover junto da comunidade escolar a experiência de ver filmes em sala. Estas sessões destinam-se aos professores e ao público em geral, e irão ter continuidade em 2022.

 

As três sessões previstas até ao final deste ano arrancam a 12 de outubro, no Centro Cultural Vila Flor em Guimarães, onde, em parceria com o Cineclube de Guimarães, será exibido o documentário As Armas e o Povo (Colectivo de Trabalhadores da Actividade Cinematográfica, 1975), com comentário de Paulo Cunha (Universidade da Beira Interior/ Cineclube de Guimarães). A 3 de novembro, na Cinemateca Portuguesa em Lisboa, serão projetados os filmes que integram a chamada trilogia da infância de Regina Pessoa: A Noite (1999), História Trágica com Final Feliz (2005) e Kali, o Pequeno Vampiro (2012), com comentário de Paulo Viveiros (Universidade Lusófona). Finalmente, a 14 de dezembro, o Teatro Académico Gil Vicente em Coimbra exibirá Tabu, de Miguel Gomes (2012), com comentário de Ivan Villarmea (Universidade de Coimbra).

 

Para o Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, “numa altura em que proliferam as imagens em movimento, o trabalho do PNC cresce em importância, contribuindo para que crianças e jovens saibam ver e interpretar essas imagens, dotando-as de sentido crítico e estético. As sessões comentadas do PNC ampliam este importante trabalho, convidando todos a envolver-se nesta missão, e estimulando estas salas, e outros equipamentos culturais, a abrir-se à formação de novos públicos para o cinema”.

 

Para o Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, “este é mais um passo importante na atividade do Plano Nacional de Cinema. O cinema na escola cumpre o triplo objetivo de promover sentido crítico e sensibilidade estética, promover a relação entre as diferentes disciplinas nos temas que se entrecruzam nos filmes e, sobretudo, garantir que cada escola do país é um espaço de promoção de cultura e arte, tornando-as acessíveis a todas as crianças e jovens”.

cartaz

 

Todas as sessões serão filmadas por alunos do Ensino Secundário, com formação nas áreas de multimédia e audiovisual, de escolas de Guimarães, Lisboa e Coimbra.

 

As sessões são de entrada gratuita, sujeita à lotação das salas, e a inscrição é obrigatória, em: