
Ao longo do mês de maio, o cinema português pode ajudar-nos a olhar de forma diferente para uma série de causas inspiradoras. Eis a proposta do PNC: um conjunto de sete curtas-metragens portuguesas que se focam, de forma mais direta ou indireta, em temas que vão do respeito pela liberdade de imprensa, pela valorização da língua portuguesa ou pela preservação da vida das plantas, à defesa dos direitos humanos e da diversidade cultural, até à sensibilização para a boa conduta na condução automóvel, preocupação bem atual e que também se celebra mundialmente neste mês.
Todos estes temas têm uma presença singular e inesperada no cinema português, se o quisermos ver e ouvir atentamente! Quem diria?

03 DE MAIO
DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSSA
Stuart
Procurando encontrar formas de diálogo entre os filmes e a pensar no respeito pela liberdade de imprensa que todos defendemos, lembrámo-nos da curta-metragem de animação Stuart, de Zepe, que nos evoca o mundo de um genial autor português - Stuart de Carvalhais - cuja obra gráfica foi visada pela comissão da censura política no tempo do Estado Novo.

05 DE MAIO
DIA MUNDIAL DO TRÂNSITO E DA CORTESIA AO VOLANTE
Vermelho, Amarelo e Verde
Para este dia propomos a abordagem genial da dupla Alexandre O’Neill e Fernando Lopes, através do magnífico trabalho Vermelho, Amarelo e Verde, que nos chama a atenção para a importância das regras de trânsito, uma outra forma de respeitar os outros.

05 DE MAIO
DIA MUNDIAL DA LÍNGUA PORTUGUESA
Sophia de Mello Breyner Andresen
Para celebrar a língua portuguesa, propomos uma curta metragem de João César Monteiro, Sophia de Mello Breyner Andresen, de 1969, um documentário sobre o grande vulto da cultura e língua portuguesa.

17 DE MAIO
DIA INTERNACIONAL CONTRA A HOMOFOBIA, TRANSFOBIA E BIFOBIA
Purpleboy
Mantemo-nos na linha do respeito pelos direitos humanos se pensarmos no protagonista da curta-metragem de animação de Alexandre Siqueira, Purpleboy.

18 DE MAIO
DIA INTERNACIONAL DO FASCÍNIO DAS PLANTAS
O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto
Respeitar a liberdade também é o tópico de O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto, de Bruno Caetano, já que o protagonista, Sr. Jacinto, vive numa sociedade repressiva onde gostar e tratar de plantas é considerado um crime.

21 DE MAIO
DIA MUNDIAL DA DIVERSIDADE CULTURAL
Rhoma Acans e Balada de Um Batráquio
Sugerimos duas curtas-metragens que valorizam a diversidade cultural e a luta contra a discriminação, temática que Leonor Teles nos propõe em Rhoma Acans e Balada de Um Batráquio.
Bons filmes!
Todos os filmes estão disponíveis na plataforma streaming do PNC. As sinopses dos filmes estão disponíveis no site do PNC, clicando nas respetivas imagens.