capa
PNC – Sessão de cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema

Colaboração com a ESCOLA SUPERIOR DE TEATRO E CINEMA (ESTC)

PRIMEIROS FILMES | 50 Anos, 5 Alumni, 5 Filmes

 

Na passada sexta-feira, dia 17 de Fevereiro, na Sala de Visionamento António Reis da Escola Superior de Teatro e Cinema realizou-se a segunda sessão da iniciativa «Primeiros Filmes — 50 Anos | 5 Alumni | 5 Filmes», uma programação da autoria da turma finalista inscrita na unidade curricular Cinematografias VII - Cinema Português (2021/2022) da Licenciatura em Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema - IPL.

A partir do trabalho dos alunos da ESTC, e sob organização e coordenação do Professor Manuel Guerra (ESTC), a quem agradecemos mais uma vez a iniciativa, esta segunda sessão contou com a participação de estudantes e professores dos Agrupamentos de Escolas Amadora Oeste (Amadora) e Aqua Alba (Sintra), bem como com a apresentação dos ex-alunos Pedro Alegria, Pedro Lima e Pedro Bastos Oliveira. Estiveram presentes a Dra. Elsa Mendes (Coordenadora Nacional do Plano Nacional de Cinema) e o Arquiteto Pedro Vieira (Equipa PNC - Direção-Geral da Educação).

Agradecemos também aos coordenadores de equipa PNC a nível de escola, Dr. Carlos Gomes (AE Amadora Oeste) e Luísa Amaral (AE Aqua Alba, Sintra).

Desenvolvida em parceria com o PNC, a pensar na «transmissão» às novas gerações e por ocasião do Cinquentenário da «Escola de Cinema», cujas comemorações se assinalam no presente ano letivo, a segunda sessão da programação centrou-se no trabalho dos alumni ESTC, Rui Poças, Salomé Lamas e David Pinheiro Vicente, em particular e respetivamente nos filmes «Entretanto» (1999), «Encounters with Landscape (3X)» (2012) e «Onde o Verão Vai (Episódios da Juventude)» (2018).

 

Fotos: Equipa PNC/2023  e ESTC/ 2023